SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO PARA PRODUÇÃO AGRÍCOLA

A irrigação transforma, produz e traz rendimentos. No caso da produção agrícola, a técnica é considerada um fomentador do desenvolvimento socioeconômico, contribuindo com o crescimento da economia.

Estudos científicos demonstram que o investimento em irrigação na agricultura no momento certo é capaz de ampliar o número de safras, possibilitar o cultivo em diferentes épocas ou estações e até mesmo obter colheitas na entressafra. Outra consequência são os índices de produtividade acima da média das culturas, quando comparadas ao cultivo de sequeiro.

A irrigação de pastagens também é uma alternativa interessante para o aumento da produção de alimentos, como o leite e a carne. A produção de pastagens de qualidade reduz os custos com a alimentação dos animais, aumenta a produtividade e garante alimento para os animais principalmente em períodos de estiagem.

Para otimizar o rendimento e a qualidade das culturas, a primeira pergunta que os produtores irrigantes fazem é: Quanto de água deve ser disponibilizado para cada planta? E quando? E é aí que entra a tecnologia. Softwares existentes no mercado automatizam este processo, tornando o uso da irrigação mais assertivo.

O uso dos softwares permite que o operador do sistema de irrigação controle todas as funções à distância, por meio de aplicativos no celular, tablet ou computador. O sistema consiste em acionar o funcionamento das bombas de irrigação e fertirrigação à distância, precisando apenas de acesso à internet. A Minas Bombas disponibiliza o serviço de manejo por meio de dois sistemas: Netbeat™ e GSI PRO, com sonda Sentek. 

Compartilhe nas mídias: